Quais as lesões preocupantes de um câncer de pele

Quais as lesões preocupantes de um câncer de pele?

O câncer de pele representa 25% de todos os casos de câncer diagnosticados anualmente no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo o tipo mais incidente no país.

 

Quais as lesões preocupantes de um câncer de pele

Apesar da alta incidência, ainda existe muito desconhecimento quanto às características e sintomas da doença.

Apesar da grande importância da vitamina D para um bom desenvolvimento do corpo humano, devemos ficar atentos as lesões preocupantes.

Com a intenção de estimular a prevenção e o diagnóstico do câncer da pele, no dezembro laranja trago ainda mais informações sobre a prevenção e quais as lesões preocupantes de um câncer de pele que você deve prestar atenção.

 

Fique atento aos sinais

Em caso de aparecimento de alguma lesão na pele ou alteração em algum sinal ou pinta procure imediatamente um médico,  algumas lesões, contudo, podem estar em locais difíceis de serem vistos, por esta razão é recomendável a visita anual a um dermatologista.

As principais características e lesões do câncer de pele são:

  • Assimetria: Pintas perigosas ou melanomas tendem a ter uma assimetria de cores e forma.
  • Bordas: Lesões malignas apresentam bordas mais irregulares, com interrupção abrupta na pigmentação da margem.
  • Cor: Lesões muito escuras ou que apresentem várias cores em uma mesma lesão devem ser avaliadas, pois podem indicar malignidade.
  • Diâmetro: Lesões que crescem rápido de diâmetros, principalmente aquelas maiores que 6 milímetros levam a uma suspeita maior de lesão maligna.
  • Evolução: Toda pinta que mudar (mudança de cor, formato, relevo) em curto período de tempo (1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista.

A British Association of Dermatologists (BAD) revelou em pesquisa dados importantes sobre o aparecimento de um melanoma. Você pode clicar aqui para saber mais sobre os resultados deste estudo.

 

Cuidados e atitudes para prevenção

Leia abaixo:

  • Evitar sol em excesso
  • Além do protetor solar utilize bonés, chapéus, e procure sempre lugares com sombra.
  • Proteja as crianças com camisetas de preferencia com proteção UV
  • Usar óculos de sol. Óculos com capacidade de bloquear a radiação UV, de pelo menos 99% oferecem a melhor proteção para os olhos e a área da pele ao redor dos olhos.
  • Evite bronzeamento artificial

E lembre-se ter um sistema imunológico enfraquecido aumenta o risco de contrair melanoma e outros tipos de câncer de pele.

Você já ouviu falar sobre a imunoterapia? é um tipo de tratamento que é utilizado em pacientes com câncer e consiste em administrar substâncias que vão ajudar a otimizar a função imunológica, controlando o crescimento do tumor. Leia mais sobre este assunto aqui.

Ter uma vida equilibrada, praticar exercícios físicos que envolvem concentração mental é extremamente saudável e benéfica para a saúde.

Uma nova revisão científica sugere que a yoga e meditação podem mudar seus genes, leia aqui.

Dar atenção para você e sua saúde, sempre é a melhor prevenção.

 

Dra. Alessandra Morelle