• Post author:

Dentre as formas de se proteger contra doenças, melhorar a imunidade pode ser o primeiro passo. O corpo dá sinais quando precisa receber um pouco de atenção e, muitas vezes, é fácil reconhecer quando algo não está bem. Cansaço prolongado, gripe persistente, otites, amigdalites e candidíase são alguns dos sintomas da baixa imunidade. Por isso, autocuidado sempre cai bem!

Como está a sua alimentação? Ter uma rotina nutricional balanceada influencia diretamente no funcionamento do organismo e ativa as células de defesa. As substâncias mais recomendadas para fortalecer o sistema imunológico são a vitamina A (presente na cenoura, na couve e na abóbora, por exemplo), a vitamina C (nas frutas cítricas e no gengibre), a vitamina E (nos grãos, nas folhas verdades e nos óleos vegetais), o ômega 3 (no atum, no salmão e na linhaça), o ácido fólico (nos vegetais verde-escuros, no feijão e nos cogumelos) e o zinco (na carne bovina, nas nozes e nas amêndoas).

A prática de atividade física também tem tudo para ser uma grande aliada, pois mantém o corpo ativo, fazendo uma conexão entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico. O exercício físico regular diminui a possibilidade de doenças cardiovasculares, os níveis de estresse, problemas respiratórios, digestivos e muitos outros. Todo movimento é válido, até aquela caminhada de 30 minutinhos. Se puder, desfrute do prazer de uma modalidade como musculação, natação, dança ou ciclismo e veja sua vida ganhar mais alegria e disposição.

Por último, e não menos importante, o sono! Dormir bem pode não ser uma tarefa fácil para todos, mas o esforço é recompensador, já que a frequência de noites insones pode resultar em perda de memória, distúrbios de humor, desatenção, cansaço e, claro, baixa imunidade. Se esse for o seu caso, comece pela higiene do sono, crie uma rotina para a hora de dormir, se distanciando dos aparelhos eletrônicos algumas horas antes de ir para cama, tomando um banho relaxante, diminuindo as luzes do ambiente e controlando sua respiração. Com o corpo mais desacelerado e entregue ao descanso, dormir será um processo mais natural e no dia seguinte sua energia estará renovada!

Existem várias maneiras de melhorar a imunidade, você pode escolher as que são mais acessíveis para a sua rotina ou as que mais façam mudanças positivas na sua realidade. O que importa é você se sentir bem e saudável!