• Post Author:

Estamos vivendo um momento sensível para os pacientes com câncer desde o surgimento do novo coronavírus. Como parte do grupo de risco, essas pessoas têm chances maiores de complicações se forem contaminadas, principalmente se estiverem em processo de quimioterapia ou radioterapia, tiverem passado por cirurgia há menos de um mês ou fazendo uso de medicamentos imunossupressores.

Mais do que nunca, a atenção desses pacientes e suas famílias precisa ser redobrada. Dados oficiais da OMS mostram que a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, registrou uma taxa de letalidade global de 3,4% em março deste ano, aumentando de acordo com a idade e as comorbidades presentes. Para as pessoas com câncer, o Ministério da Saúde indica que esse índice é de 5,6%; com hipertensão, 6%; com doenças respiratórias crônicas, 6,3%; com diabetes, 7,3%; e doença cardiovascular (DCV), 10,5%.

Por isso, o cuidado para não adquirir uma infecção é tão precioso neste momento. É fundamental evitar as saídas desnecessárias e os locais com aglomerações, não ter contato com qualquer pessoa com sintomas de gripe, seguir rigorosamente os protocolos de higiene recomendados pelos órgãos de saúde e não interromper o tratamento oncológico em curso.

Uma dica importante e que pode trazer mais segurança e conforto ao paciente é estabelecer um relacionamento mais próximo ao médico e utilizar ferramentas que facilitem a rotina e diminuam as preocupações, na medida do possível. O aplicativo Tummi, por exemplo, propicia um acompanhamento diário dos sintomas, a agenda completa do tratamento, uma área para registro de medicações e até sugestões de leituras saudáveis – tudo para deixar o dia a dia mais leve e o tratamento mais assertivo.

São incontáveis as informações disponíveis no mercado para os pacientes com câncer ultrapassarem os obstáculos dessa pandemia global. Mais do que dados e boas práticas, o momento exige coragem e equilíbrio. Cercar-se de pessoas que encarem a realidade com otimismo e buscar alternativas que tornem a vida menos complexa podem fazer uma grande diferença na sua trajetória.