kit quimioterapia

Kit Quimioterapia: o que levar?

kit quimioterapiaTer um bom kit quimioterapia faz com que o tratamento passe com mais leveza e tranquilidade. Separamos nesse artigo algumas ideias para você criar o seu e encarar de maneira fácil esse momento!

Sabemos que a quimioterapia age dentro das células do nosso corpo, eliminando aquelas cancerosas e interferindo no processo de divisão e crescimento das mesmas. Por isso, é um tratamento poderoso, longo e também nada agradável.

Caso seja sua primeira quimio, você pode começar lendo este artigo que escrevi sobre o tema aqui aqui.

O kit quimioterapia

Algumas sessões de quimioterapia podem durar horas. Separei algumas pontuações que podem tornar esse momento mais agradável para o corpo e a mente.

É importante estar confortável.

Vestir algo que caia bem no corpo e, principalmente, você se sinta bem. Não há contra indicação para o uso de jóias e maquiagens, por exemplo. Então, não deixe de lado sua autoestima na hora da quimioterapia!

Muita água!

Recomenda-se 2 a 3 litros de água por dia, sendo muito importante manter o corpo hidratado durante o tratamento e também após. A água auxilia na eliminação do medicamento pelos rins e alivia os sintomas dos efeitos colaterais.

Não passe fome:

Como a quimioterapia pode levar algumas horas, leve consigo frutas e lanches leves. É importante manter uma alimentação balanceada e rica em proteínas, fibras e legumes.

Você deve limpar bem as frutas e verduras para evitar possíveis contaminações. Uma dica é incluir em seu kit quimioterapia um bactericida de uso doméstico para a limpeza dos alimentos, como o Hidrosteril. É facilmente encontrado em farmácias.

Algumas pessoas levam alimentos cítricos, como picolé de limão, pois aliviam possíveis náuseas.

Cuide bem da saúde bucal:

A quimioterapia pode fragilizar a gengiva e a boca. Lembre de colocar em seu kit quimioterapia produtos que sejam úteis para a higiene bucal.

Para auxiliar o tratamento, você pode buscar escovas com cerdas extramacias e também enxaguantes que possuam baixo teor de Clorexidina. Esse bactericida causa alguns efeitos colaterais como mudança de coloração de dentes e língua, além de aumentar a sensibilidade oral.

Como a quimioterapia sensibiliza por si só nosso sistema, procure produtos com baixo teor deste composto. Um exemplo é o enxaguante Kin Forte Gengivas, que além de pouca Clorexidina também auxilia no fortalecimento das gengivas.

Algumas pessoas também optam por levar em seu kit bicarbonato de sódio, pois o bochecho diminui a incidência de gengivite e mucosite.

Amigos e parentes atenciosos:

Alguns hospitais permitem a entrada de companheiros para o momento da quimioterapia. Inclua no seu kit quimioterapia o carinho de uma companhia amorosa! É essencial para estes momentos difíceis, não é mesmo?

Eu já escrevi sobre o impacto psicológico da quimioterapia, caso você queira ler mais sobre, clique aqui.

Além do mais, uma companhia também pode auxiliar com as comidinhas, idas ao banheiro e demais demandas que você pode precisar.

Lazer para passar as horas!

Já pensou em criar uma lista de músicas para a quimioterapia? Leve seu celular com fones de ouvido e ouça suas preferidas para que o tempo passe com mais conforto.

Além disso, os fones ajudam a criar um ambiente só seu e retira os sons e conversas do hospital. Também pode ser possível incluir no kit quimioterapia seu computador com alguns filmes ou seu seriado favorito.

Corpo quentinho!

Normalmente as salas de quimioterapia são bem geladas, por conta do ar condicionado. Por isso, leve consigo um casaquinho, uma manta e meias quentinhas. O conforto é nosso principal aliado nesse momento e vale tudo para ficarmos bem.

Se você quiser, leve também uma almofada para relaxar durante as horas de tratamento.

Todas essas dicas podem deixar seu momento quimioterapia muito mais relaxante e agradável.

É imprescindível manter a calma e não economizar na paciência nestes momentos. Fazer quimioterapia não é agradável, mas podemos tornar o tratamento mais leve para nosso corpo.

Ficar num estado calmo auxilia no tratamento e o corpo passa a ter menos efeitos colaterais que pessoas nervosas. Faça e leve tudo que precisa para sentir tranqüilidade e força neste momento!

Estou aqui para ler sobre o seu kit quimioterapia e espero que essas dicas tenham ajudado você para a preparação deste momento!

Você pode ler mais dicas para o tratamento de câncer em outro artigo meu, neste link.

Drª Alessandra Morelle