• Post author:

Manter uma vida saudável é o item número 1 da lista de práticas que o paciente com câncer deve ter para viver mais e melhor. Com a pandemia do coronavírus, os cuidados precisam ser redobrados e algumas dicas auxiliam e trazem proteção para o dia a dia de enfrentamento à doença.

A expressão amplamente divulgada ‘fique em casa’ serve para todos, mas, principalmente, para quem está em processo quimioterápico e tem um risco maior de obter complicações caso se contamine com o vírus. Além disso, lavar as mãos com água e sabão de maneira cuidadosa e atenta é fundamental, assim como a limpeza constante da casa, a alimentação balanceada e a rotina ativa com atividades físicas, lazer e interação social, mesmo que online.

Essas são algumas dicas basilares para os pacientes e suas famílias frente à Covid-19, mas ainda há um arsenal de recomendações dos órgãos de saúde para este momento desafiador. Por isso, alguns dos hábitos mais relevantes foram selecionados e elencados abaixo, para deixar a vida mais fácil e segura àqueles que têm câncer. Sempre lembrando que cada caso é singular e a avaliação médica é imprescindível para a adesão de qualquer nova ação.

Principais hábitos para quem tem câncer:

  1. Praticar atividade física de forma regular

Segundo a National Health Service do Reino Unido (NHS), movimentar o corpo com exercícios periódicos pode reduzir a fadiga, melhorar a função física, diminuir risco de linfedema e ajudar no bem-estar em geral. Para isso, é importante escolher atividades de baixa a moderada intensidade e evitar alto impacto. Como exemplos positivos podem ser citados: dançar ao som de uma boa música, subir e descer escadas, fazer atividades domésticas.

  1. Alimentação saudável

Esta dica todo mundo sabe, porque comer bem ajuda a reestabelecer a saúde. Então, aproveite este momento em casa para desenvolver novas receitas, testar alimentos, provar novos sabores, texturas e cores (já que a quimio altera o apetite, em muitos casos). Tente manter fixas as principais refeições, sem pular nenhuma, para que o corpo mantenha seu metabolismo ativo e evite o menor gasto de energias. Que tal montar um cardápio semanal gostoso e que aguce a vontade de comer bem?!

  1. Dormir bem

Muitas vezes é difícil manter uma rotina adequada de sono. No entanto, dormir bem é um item precioso para vencer o câncer e precisa ser encarado como parte de uma vida saudável. Uma boa noite de sono favorece a reparação celular e impede erros na multiplicação das células. Também, deixa as defesas do corpo mais alertas, ajuda a manter os níveis corretos de açúcar no sangue e o melhor funcionamento metabólico. Estabeleça um horário de sono noturno e desacelere com a proximidade deste período, fique longe de eletrônicos, diminua as luzes do ambiente, tome um banho relaxante e deixe o sono chegar.

  1. Cuidados com a saúde mental

Mal-estar emocional ou sentimentos de ansiedade ou tristeza são normais neste momento. Para os pacientes com câncer a atenção precisa ser redobrada já que doenças emocionais, como a depressão, por exemplo, implicam na diminuição dos hábitos saudáveis e podem levar à desistência do tratamento, ou ao não cumprimento dele. A ajuda profissional pode fazer grande diferença para os pacientes, com o suporte de terapias tradicionais com psicólogos e psiquiatras, ou mesmo alternativas, com práticas de meditação, ioga, aromaterapia e fitoterapia. Leia algumas dicas no nosso texto aqui. 

As circunstâncias da pandemia do coronavírus são desafiadoras, mas, também, momentâneas. Os cuidados mais intensos e rigorosos servem para proteger o paciente e garantir sua saúde. As práticas diárias para preservar a qualidade de vida e os hábitos mais saudáveis tornam este processo mais leve e transponível, e dependem prioritariamente da capacidade de ação de cada paciente, tornando-o parte determinante do próprio futuro.