• Post author:

A vida durante a pandemia do coronavírus não tem sido fácil para a maioria das pessoas, diante do isolamento social, da rotina com práticas sanitárias exigentes e do medo de contaminação. Quem passa por um tratamento contra o câncer, neste momento, acaba tendo um dia a dia com uma dose extra de tudo isso. A saída é buscar conhecimento, manter um vínculo estreito com o médico, ser rigoroso nos protocolos de saúde e higiene, e fazer o possível para estar ativo e com a mente sã.

No entanto, cultivar o equilíbrio pode não ser uma tarefa tão simples hoje em dia. Segundo um estudo do Instituto de Psiquiatria da USP realizado com 3 mil voluntários, a saúde mental da população está mais em risco, principalmente entre as mulheres, que foram as mais afetadas emocionalmente desde a chegada da Covid-19, apresentando com maior frequência sintomas de depressão. Então, aí vão algumas dicas para pacientes oncológicos, do sexo feminino ou masculino, conseguirem preservar momentos de paz e lazer na sua jornada, com o corpo saudável e o emocional preservado.

Já praticou jardinagem?

Não precisa ter um grande jardim para jardinar ou ter uma horta, e garantir momentos de conexão com a natureza. Além de bem-estar, a prática pode estimular a ampliação do conhecimento, já que as técnicas a serem aperfeiçoadas no cuidado de flores, plantas, temperos e hortaliças podem vir por meio de leituras, pesquisas, cursos e até bate-papo com amigos. Plantar, se dedicar ao cultivo e acompanhar o desenvolvimento das plantas pode trazer uma sensação incrível de realização. O florescer e o frutificar mostram a renovação da vida em sua essência.

Saber ouvir o próprio corpo

Se você estiver atento, vai ouvir o corpo falar. É preciso estar com a mente alinhada, verdade seja dita. Mas quando a atenção está plena no próprio bem-estar e na preservação da saúde, é possível identificar cada mensagem que o nosso sistema emite. Como o organismo fica ativo e leve depois de um dia com refeições saudáveis! E como se sente vivo depois de uma caminhada ao ar livre em um dia de sol! São prazeres simples, que muitas vezes passam despercebidos e fazem toda a diferença. A manutenção de hábitos saudáveis é capaz de fortalecer a imunidade e, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, a prática de atividade física ajuda as pessoas a sentirem-se melhor e até mais felizes, a partir da liberação de endorfina e serotonina.

Respirar, alongar e fazer a mente fluir

Meditação + Yoga são um combo que pode mudar a vida de uma pessoa. A meditação exercita a respiração coordenada, que traz tranquilidade, calma e reduz a ansiedade em poucos dias de prática. Também, libera a mente, esvaziando os pensamentos negativos e preocupações. Já o Yoga trabalha o relaxamento do corpo, alongando e tirando a tensão dos músculos e nervos. Você pode começar prestando atenção na respiração em algum momento mais cansativo do dia, inspirando e expirando com consciência. Assim como, ao notar alguma dor ou encurtamento muscular, pode girar os ombros para dentro e para fora, balançar os braços ao redor do tronco e esticar as pernas com a ajuda das mãos delicadamente. É como se uma nova dose de vitalidade invadisse o seu corpo!

Viagem literária

Com tempo de sobra? Dificuldade para dormir? Se sentindo entediado? Os livros têm um poder mágico de solucionar tudo isso! Se você já tem alguns exemplares ainda não visitados em casa, separe os mais atraentes, leia o prefácio e sinta quais são mais interessantes para o seu momento presente. Faça uma lista dos mais desejados e coloque simbólicas metas diárias de leitura, podendo ser 5, 10 ou 20 páginas, por exemplo. A cada meta cumprida e história nova devorada, você estará mais excitado com as novidades que o enredo trará! Se precisar adquirir livros novos, faça uma busca na internet de possíveis temas do seu interesse, pesquise como eles estão classificados pelos leitores em geral e a avaliação de especialistas. Compre online e receba tudo em segurança, sem sair de casa. Outra boa alternativa são as assinaturas literárias, com surpresas deliciosas a cada entrega.

Sempre há um novo jeito de deixar fluir e estar a salvo do caos, basta encontrar o que faz você bem e em paz. Às vezes, é preciso impulsionar a si mesmo, para que haja estímulos internos e os bons sentimentos surjam. A felicidade não vem só de fora, ela pode ser retroalimentada com momentos de autocuidado e amor.