• Post author:

Nada como uma boa dose de entretenimento para elevar o estado de espírito quando estamos passando por uma situação difícil. Pode parecer que os momentos de distração e leveza no dia a dia resultam em sensações momentâneas de bem-estar. Mas estudos mostram que esses períodos podem impactar mais profundamente na saúde mental e na recuperação de uma doença, por exemplo.

A Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) aponta a relação entre a Terapia Ocupacional e a qualidade de vida dos pacientes em tratamento contra o câncer, por meio de práticas terapêuticas e atividades de lazer. Por isso, pensando em contribuir com bons momentos de descontração, mais conhecimento e inspiração na rotina dos pacientes oncológicos, fizemos uma coletânea dos melhores filmes que vão auxiliar a enfrentar esta jornada.

Confira a lista dos 10 filmes selecionados:

A garota das nove perucas

O filme “A garotas das nove perucas” é uma adaptação do livro homônimo de Sophie Van der Stap. Para lidar com o câncer, a menina escreveu um diário, que deu origem ao livro e, posteriormente, ao filme. A história real relata a insatisfação de Sophie com a ausência do cabelo. Por isso, passou a usar várias perucas, que a instigavam a brincar com diferentes personagens relacionados àqueles acessórios. Ao todo, ela teve nove perucas, cada uma com um nome e personalidade diferentes, que era escolhido conforme seu estado de espírito do dia. Sophie diz que “foi salva” pelas suas perucas.

50%

O filme “50%” é mais do que uma história de como lidar com o câncer, mas também trata da amizade, amor e sobrevivência. Com um humor inesperado, que mostra uma maneira de levar à vida após o recente diagnóstico do câncer. Joseph Gordon-Levitt e Seth Rogen estrelam o longa, interpretando melhores amigos que têm suas vidas mudadas pela presença da doença.

Lado a lado

No filme “Lado a lado”, dois irmãos não aceitam a nova namorada de seu pai, uma fotógrafa renomada de Nova York. A menina não admite a separação dos pais e muito menos o novo relacionamento. Enquanto a mãe das crianças alimenta a briga, a nova namorada se desdobra para agradar as crianças. No entanto, a situação muda quando a mãe das crianças é diagnosticada com câncer, fato que une e ensina a todos da família e traz lições emocionantes de como lidar com o câncer e acolher o amor.

Doce Novembro

Um filme clássico emocionante sobre como lidar com o câncer, a história apresenta um executivo muito ocupado que só pensa em trabalho e parece ter sido endurecido para o amor. Pela sincronicidade da vida, conhece uma moça que aos poucos lhe mostra novamente cor à vida, sugerindo que passem um mês juntos. No decorrer dos trinta dias, se apaixonam perdidamente, mas ela encontra dificuldades em se apegar em um relacionamento, devido à vida que leva e as respectivas emoções. O filme demonstra uma mistura de amor e superação.

Antes de partir

Filme com Morgan Freeman e Jack Nicholson, onde representam personagens que precisam lidar com câncer e acabam se conhecendo no hospital. Um deles é submetido a um tratamento experimental e o outro é um rico empresário que deseja um quarto só para si. Aos poucos, a amizade entre eles vai crescendo e ambos decidem aproveitar a vida ao máximo, realizando seus sonhos e desejos. O filme trata sobre amizade, a importância de aproveitar os momentos e mostra que a felicidade está nas pequenas coisas.

Já sinto saudades

O filme é sobre o universo feminino e o roteiro valoriza a vida, aborda o câncer de uma forma mais leve, apresenta os personagens com suas virtudes e defeitos de forma muito humana. As atrizes Toni Collette e Drew Barrymore brilham em diálogos espertos e afiados. É um filme que mostra como o apoio da família e dos amigos é importante para lidar com o câncer.

O melhor está por vir

O filme trata de um assunto difícil com leveza. A Comédia francesa acompanha a amizade de dois amigos de longa data que já estão perto dos 60 anos – um deles sofre de um câncer terminal. Bruel e Luchini, atores veteranos encarnaram homens maduros em uma jornada sobre paternidade e laços familiares, desejos e frustrações, com a ironia combatendo o pieguismo e com um raio de esperança ao final.

Lipstick

Um filme espirituoso, engraçado e aclamado pela crítica sobre uma jovem determinada a superar os desafios do câncer de mama com coragem e bom humor. Seu batom vermelho brilhante se torna símbolo de seu otimismo. A história gira em torno de Geralyn, uma jornalista, que logo após conseguir o emprego de seus sonhos, descobre que está com câncer.

Garotas do Calendário

A história de Chris e Annie, amigas diferentes entre si, mas inseparáveis, que vivem em uma cidade inglesa. Chris é integrante do Women’s Institute. Quando o marido de Annie morre de leucemia ela resolve se juntar ao grupo, num movimento para ajudar o hospital local. A campanha, consiste em fazer um calendário, porém, as mulheres devem aparecer nuas. Uma história alegre e engraçada se desenrola a partir daí.

Pronta Para Amar

No filme Marley (Kate Hudson) descobre que está entre a vida e a morte por causa de um câncer. Em meio a sua luta, ela conhece Julian (Gael Garcia Bernal), um rapaz por quem se apaixona. Neste momento decisivo da sua vida, ela percebe que sente mais medo de amar do que de morrer.

Com este amplo repertório de longas, uma boa dica também é convidar familiares acompanhar a programação e deixar este momento ainda mais agradável e quem sabe até role um bate-papo sobre filme depois! Aproveite cada momento.