Cuidados Durante o Tratamento no Verão

Conheça os Cuidados Durante o Tratamento no Verão

No Brasil parece que o verão é a estação mais aguardada do ano, não é verdade?

Cuidados Durante o Tratamento no Verão

Sol, praia e mar se tornam o desejo de quem mora tanto nas cidades quanto no litoral. E não é diferente para pacientes atravessando um tratamento oncológico e que desejam passar bons momentos junto à família e amigos.

Devido às altas temperaturas, porém, é importante seguir algumas recomendações para que sejam momentos leves e divertidos, que não comprometam a integridade do seu tratamento.

Separei alguns tópicos importantes para quem deseja conhecer os cuidados durante o tratamento no verão. Continue lendo!

Fique atento nos detalhes

O uso de filtro solar e chapéu são peças fundamentais, assim como evitar exposição direta ao sol naqueles horários de pico, entre as 10 da manhã e as 16h. Como tudo na vida, excessos nunca são benéficos!

A hidratação também é uma parte essencial, portanto, tome bastante líquido. Vale água de coco, sucos e chás gelados além da ingestão de água pura.

No quesito alimentação, a preferência deve ser por comidinhas mais leves. Saladas, frutas e legumes devem fazer parte de todas as suas refeições.

 

Exposição ao sol

Para as mulheres que estão em pleno tratamento de radio, o melhor é evitar e não se expor diretamente ao sol.

Alguns medicamentos utilizados na quimioterapia podem causar hiper-pigmentação da pele quando exposta ao sol, para essas pacientes, a orientação é que, caso queiram ir à praia, façam isso apenas nos horários permitidos e bem protegidas e sempre com o protetor solar.

Lembrando que ele não dura o dia todo, é preciso passar mais de uma vez, e de hora em hora de preferência.

Cuidados com o mar e piscinas

Ir à praia é relaxante e pode realmente fazer bem para o corpo e para a alma quando aproveitamos com moderação.

Além dos cuidados com o sol, é importante lembrar que o mar nem sempre está liberado para quem fez a cirurgia há pouco tempo.

Se o paciente não estiver no pós-operatório recente, entrar no mar normalmente não representa nenhum perigo, mas é muito importante saber se as cicatrizes estão bem fechadas e, caso não estejam, o melhor é evitar.

O mesmo vale para piscinas e cachoeiras. Na dúvida, o ideal é sempre consultar seu médico. 

Exercícios ao ar livre

Exercícios nos fazem muito bem, mas é fundamental prestar atenção no seu corpo, principalmente no verão.

Atividades físicas devem ser feitas com cuidado, de forma leve e em horários em que o sol esteja menos forte. Muitos podem se questionar: “Mas se estou em tratamento ou acabei de passar por ele posso dar aquela caminhada na praia?”

Poder, você pode, mas lembre-se: mantenha uma boa hidratação, respeite os horários adequados de sol, utilize protetor solar, dê preferência para roupas e atividades mais leves.

Aqui, converse com seu médico e avaliem juntos o que melhor se aplica para seu caso individual. 

Você provavelmente já sabe o quão importante o esporte é para a nossa saúde e também que muitos benefícios resultam dessa prática também para quem já sofre de algumas doenças.

Porém, estudos mais recentes mostraram que a prática regular de exercícios físicos também é um grande método de prevenção do câncer.

Leia tudo sobre o assunto neste post. 

 

Cuidados no pós-sol

É preciso ficar atento para o que você vai utilizar para hidratar sua pele após o contato com o sol. Isso porque, dependendo do seu tratamento, algumas substâncias não serão recomendadas.

Caso você esteja realizando apenas a quimioterapia, a maioria dos hidratantes se mostra segura.

Entretanto, para quem está em tratamento de radioterapia, é importante conversar com seu radioterapeuta para ter a certeza de que seu creme escolhido não provocará nenhuma reação nas áreas irradiadas.

Se você fez radioterapia e não se passaram seis meses ainda, o ideal é não tomar sol na área irradiada. Para pacientes que realizaram cirurgia e quimioterapia, sem a radio, a sugestão é evitar tomar sol na região das cicatrizes. 

Pequenas medidas para grandes benefícios

Com estes cuidados e um pouquinho de atenção, é possível aproveitar as altas temperaturas de maneira saudável e protegida.

Sei que quando iniciamos o tratamento existem muitas dúvidas e um novo universo para entender e também aprender. É necessário sair da rotina e parar para cuidar da saúde e estar preparado para a demanda de novas informações também é muito importante.

Pensando nisso separei práticas muito valiosas para pacientes que estão em tratamento Oncológico que podem ajudar bastante. Vamos lá?

Clique aqui para ler as 10 dicas valiosas para pacientes em tratamento Oncológico. 

Lembre-se: tenha carinho e cuidado com você mesmo! Sua saúde sempre será seu maior tesouro.

Dra. Alessandra Morelle