Câncer de Próstata: Novas e Promissoras Descobertas

00Uma grande notícia envolvendo o câncer de próstata, novas e promissoras descobertas foram feitas! De acordo com os pesquisadores, a combinação de duas terapias poderia prolongar a vida de homens com câncer de próstata avançado e de alto risco em 37%.

people-2564463_1280

O câncer de próstata

A cada ano, o câncer de próstata mata mais de 11 mil homens no Reino Unido. Esse número sobe para 27 mil nos Estados Unidos. Dados obtidos pelo Centro de Controle de Doenças e Próstata do Reino Unido dos EUA aponta que, juntamente com o câncer de pele, o de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens.

 

A pesquisa

Pesquisadores utilizaram a terapia hormonal padrão, combinada com um medicamento chamado Abiraterona. Este medicamento já é utilizado em pacientes com câncer, mas apenas naqueles que deixaram de responder à terapia hormonal padrão. Este estudo examinou um grupo de 2.000 homens e ficou claro que os pacientes que receberam tanto o medicamento quanto terapia hormonal têm mais chances de sobreviver. Os pacientes que receberam tratamento combinado apresentaram significativamente menos chances de morrer, em comparação com pacientes que receberam apenas terapia hormonal.

 

Os resultados

De acordo com o estudo, as duas terapias combinadas poderiam prolongar em 37% a vida de homens com câncer de próstata avançado e de alto risco em 37%. É certo que estas novas descobertas vão mudar a forma como os médicos abordam primeiro o tratamento do câncer de próstata.

Um dos pesquisadores se emocionou com a descoberta e confessou: “é um sentimento que se tem apenas uma vez na carreira”!

São os resultados mais poderosos que eu já vi de um teste de câncer de próstata, diz Nicholas James, o principal autor do resumo apresentado como a Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Esta é uma das maiores reduções na morte que vi em qualquer estudo clínico para câncer de adultos . A terapia combinada não apenas prolongou a vida, mas também reduziu a chance de recaída em 70%.

Também reduziu a chance de complicações ósseas graves pela metade, defende James. Ele tem grandes esperanças de que a descoberta leve a uma nova consciência por parte dos médicos. Acredita que os cuidados antecipados para pacientes recém-diagnosticados com câncer de próstata avançado devem mudar depois do que foi descoberto.

 

O tratamento

Infelizmente o tratamento com os dois medicamentos leva a efeitos colaterais mais fortes, especialmente problemas cardiovasculares e hepáticos.

De acordo com um paciente de 59 anos, sua vida melhorou muito depois que experimentou o tratamento combinado. Alfred conta que sentia que seu mundo desmoronava toda noite depois da notícia que seu câncer havia se espalhado para além da próstata.

Alfred começou então a tomar Abiraterona quatro vezes por dia e aplicar a injeção hormonal a cada oito semanas. Hoje ele se sente reconfortado e tranquilo pois acredita que seu câncer está sendo bem gerenciado, já que os testes mostraram que o tratamento estava funcionando logo nos primeiros meses.

 

Uma descoberta importante

A taxa de sobrevivência de homens que receberam terapia com Abiraterona é de 83%. Já a taxa de sobrevivência de homens que receberam apenas a terapia hormonal padrão é de 76%. É um grande avanço, as chances cresceram!

Os ganhos e benefícios da terapia hormonal combinada com Abiraterona são visivelmente impressionantes. Tanto que os pesquisadores decidiram expandir seus esforços e trabalhar para que o tratamento esteja disponível no sistema público de saúde do Reino Unido, de acordo com o Diretor de Pesquisas do órgão Prostate Cancer UK.

(Fonte: ASCO 2017, Acesse o estudo aqui)

Dra Alessandra Morelle