Ser mulher não é fácil, além de todas as tarefas do cotidiano, como trabalho, casa e filhos, ainda temos uma infinidade de partes do corpo que necessitam de constante atenção. Mamografia, calendário menstrual, cuidados com alimentação… ser mulher dá trabalho. Por isso trago hoje informações para ajudar as mulheres: os sinais que o corpo mostra quando existe câncer de ovário.

Importante ressaltar que esse câncer não tem sintomas óbvios e isso acaba dificultando um pouco o processo de diagnóstico. Os sintomas são sutis. Infelizmente muitos casos só são identificados quando o estágio já está avançado, portanto ficar atenta aos sintomas é extremamente importante.

#1 Vontade de fazer xixi toda hora

Precisar fazer xixi com frequência e o ato ser acompanhado de ardência, são sintomas clássicos de infecção urinária. Se não for o caso, um câncer de ovário deve ser considerado. Se estiver na situação de realizar exames e nenhuma irregularidade aparecer, e os sintomas continuam presentes, a possibilidade de câncer de ovário precisa ser considerada.

#2 Inchaço, dificuldade de digestão, dor e flatulência

Ficar “bloated” depois de uma mega refeição ou inchada antes de menstruar é normal. Mas preste atenção se isso está acontecendo o tempo todo.

Dor abdominal, desconforto e inchaço são experimentados por quase metade dos pacientes. Logicamente os sintomas podem ser relacionados a outras condições de saúde.

#3 Dor durante o ato sexual

Dor durante o ato sexual é sinal de que algo não vai bem. Experimentar dor e desconforto durante o sexo também aponta para a possibilidade de câncer de ovário. Procure seu médico, de preferência um ginecologista para avaliar o caso.

#4 Sensação de estar totalmente cheia rapidamente ao fazer uma refeição

O crescimento do câncer de ovário pode causar problemas dentro do abdômen e afetar a alimentação. Sentir-se cheia depois de uma grande refeição é uma coisa, agora sentir-se extremamente cheia depois de todas as refeições é um sinal a ser observado com cuidado.

#5 Perda de peso aparente sem esforço

Caso seus hábitos mudem, comece a se exercitar, ou passe por um período de stress, é normal a alteração no peso. Mas se você estiver sedentária e perdendo peso sem motivo e esforço, pode ser preocupante.

Perda de peso é sinal de forma avançada de câncer que precisa ser tratada urgentemente.

#6 Enjôo sem causa aparente

Se você exagerou na bebida ou na comida, sentir náuseas é normal. Vírus estomacais também oferecem essa sensação. Mas o câncer de ovário oferece uma náusea vaga e forte no início, que pode causar vômitos intermitentes.

#7 Evacuação anormal

Se o seu intestino funciona corretamente e de uma hora para outra, desregrou, preste atenção. Constipação ou diarreia podem ser experimentadas por mulheres com câncer no ovário. Caso o intestino não volte ao normal, procure o médico.

#8 Dor nas costas

Dores nas costas são tão normais, certo? Elas podem acontecer por causa de tensão pré-menstrual ou mesmo se houve intenso trabalho muscular, ou até por mal jeito ao dormir. Mas pode também ser um sinal escondido de câncer de ovário. Investigue caso a dor não passe em alguns dias.

#9 Presença de um caroço no abdômen

Caso sinta alguma coisa diferente em seu abdômen, ou alteração no tamanho do estômago, informe um médico o mais rápido possível. A única maneira de sobreviver ao câncer de ovário é detectar o mais rápido possível.

#10 Você não anda se sentindo bem, anda ansiosa e de alguma forma preocupada com a sua saúde

Estar ansiosa não quer dizer ter câncer de ovário.

Mas muitas mulheres queixam-se de simplesmente não estarem se sentindo bem. Isso pode ser devido a qualquer outro quadro mas não é algo que você deve ignorar. Caso os sintomas persistam, consulte um médico.

Como detectar

Caso os sintomas persistam por mais de 7 dias e piorem com esse o tempo, procure um médico. Insista em realizar os três meios de identificação: um exame pélvico por um examinador competente, uma ultra-sonografia pélvica e um exame de sangue CA 125.

Quando identificado cedo, o câncer de ovário é tratável. A taxa de cura é maior de 90% quando se consegue captar o câncer na fase inicial.

Não tenha medo nem vergonha de se preocupar consigo mesma! Alguns sintomas podem estar tentando dizer algo, não ignore. Alguns sintomas iniciais leves podem salvar a sua vida!

Até a próxima,

Dra Alessandra Morelle