Um guia para manter a autoestima durante o tratamento do câncer

Receber o diagnóstico de um câncer é muito doloroso. No entanto, sabemos que a vida continua e manter a autoestima durante o tratamento do câncer é fundamental.

Em uma sociedade em que o nosso valor como ser humano está ligado à nossa aparência física, principalmente pacientes mulheres sentem que não é possível cultivar a beleza durante o tratamento. Além da queda dos cabelos que é consequência direta da quimioterapia, há ainda efeitos como o ganho de peso, inchaço e algumas cicatrizes. O tratamento também impacta de forma negativa no humor. Falo mais sobre os efeitos colaterais do tratamento oncológico neste post.

Por isso, manter a autoestima durante o tratamento do câncer traz mais que energia para o cotidiano. Os resultados no tratamento são mais do que notáveis. Por isso, hoje trago dicas para que você possa elevar o seu amor próprio enquanto trata o câncer.

A importância da autoestima durante o tratamento do câncer

O que é autoestima? É acreditar que temos direito ao amor, a viver bons momentos e valorizar a própria vida. O câncer destrói esse sentimento em muitas pessoas. Por isso, é necessário o trabalho de reconstruí-lo para que a relação com o mundo não fique prejudicada.

Entenda que as mudanças durante o tratamento são temporárias. Após a recuperação, muitas vezes os traços físicos voltam a ser como eram antes da doença, O apoio da família e dos amigos também é essencial ajudar a cultivar a autoestima do paciente.

Ao ver os dias de tratamento com leveza, seu psicológico fica menos pressionado e a recuperação conta com muitos benefícios. Não deixe de fazer planos, como viagens e cursos de aperfeiçoamento, por causa do câncer, se as suas condições de imunidade estiverem boas. Coloque a doença como uma situação passageira em sua vida, em vez de limitar as suas experiências devido ao câncer.

Dicas para elevar a autoestima

Descobrir o câncer pode ter um impacto negativo, trazendo incertezas para o futuro. Por isso, aceitar a doença é o primeiro passo para manter a autoestima durante o tratamento.

Caso precise raspar os cabelos, encare como um momento de redescobrir a sua beleza independente dos fios. A procura por acessórios que valorizam a beleza, no caso das mulheres, auxilia nesse processo. Caso seja possível, convoque um chá de lenços entre amigas, onde elas podem te presentear com itens estéticos. Isso faz que você reúna apoio em volta de si de forma positiva.

Por falar em apoio, não deixe de lado a sua vida afetiva e sentimental durante o tempo de tratamento. Os dias de luta contra a doença acentuam a necessidade da pessoa ser amada e tocada. Para manter o relacionamento em alta, aposte em fantasias diferentes. No caso das mulheres, pode ser usado um gel lubrificante antes do namoro começar, já que o tratamento prejudica a libido.

Aproveite os lenços e as perucas para mudar o visual sempre que desejar. O exercício de manter a autoestima durante o tratamento passa por reunir apoio de pessoas queridas mas, em primeiro lugar, amar aquilo que você vê no espelho.

Espero que minhas dicas te ajudem a levar o tratamento oncológico com mais otimismo e bem-estar.

Dra Alessandra Morelle

Fechar Menu