• Post Author:

Se você tem o diagnóstico de câncer, este é um momento delicado para você. Mas saiba que há diversas maneiras de amenizar os resultados do tratamento e seguir a vida com felicidade e otimismo. Ter ao seu lado pessoas que o encorajam também faz toda a diferença. São diversos elos que unidos formam uma corrente de proteção muito especial para enfrentar essa situação!

Confira quais são estas dicas:

1 – Tenha um relacionamento de confiança com seu médico

O conhecimento dá luz a caminhos nebulosos. Na jornada contra o câncer não é diferente. É normal ter questionamentos e inseguranças nesta luta e um bom relacionamento com o médico é fundamental para que se sinta confortável para tirar suas dúvidas e entender a fundo o seu caso, isso permite um tratamento mais engajado e uma melhor qualidade de vida

2 – Esteja cercado de apoio

O afeto e o suporte necessários para transpor as dificuldades da doença podem vir da família, dos amigos, das pessoas do trabalho, mas também de grupos e coletivos, como ONGs e projetos de apoio mútuo. Todo ser humano precisa compartilhar vivências e isso ajuda a torná-lo mais fortalecido.

3 – Tenha acompanhamento constante

É importante que, nesse momento, os pacientes com câncer tenham acesso a diversas formas de acompanhar o seu tratamento. Aplicativos como o Tummi podem auxiliar você a monitorar os sintomas, medicamentos, a rotina, entre outros.

4 – Busque qualidade de vida

Quando você está atendo e cuidadoso consigo mesmo, se sente mais empoderado e seguro para seguir adiante. A atenção com a saúde, os bons hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, a qualidade do sono e o monitoramento dos sinais do corpo fazem parte desse processo de autocuidado e proteção, e trazem resistência, disposição e boa autoestima para o tratamento.

5 – Tente se manter otimista

Pesquisas recentes mostram que pacientes que levam a vida com otimismo, em geral, têm resultados mais positivos no tratamento oncológico. Segundo o Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP), de São Paulo, pessoas que estão bem emocionalmente enfrentam a doença de forma mais tranquila, porque o emocional gera uma alteração negativa de hormônios que interfere até no tratamento.

6 – Seja engajado com a coletividade

Se você se sente bem o suficiente para ajudar outras pessoas, a generosidade mora em você, vá em frente! Encorajar outras pessoas a enfrentar ativamente o diagnóstico e o tratamento do câncer é uma ação que também o engrandece como indivíduo e o encoraja ainda mais para enfrentar a doença. Compartilhe seus conhecimentos com outros pacientes, seja por meio de rodas de conversa, de maneira privada ou pelas redes sociais.

Agora que você está munido de dicas para ter uma jornada excepcional, independentemente do momento que esteja vivendo, siga perseverante e coloque essas ações em prática!